A Huawei apresentou o P30 Pro, P30 e P30 lite

P30 Series – Huawei

Anunciados no passado dia 26 de Março de 2019, os mais recentes equipamentos da gama P da Huawei vêm reforçar a luta pelo melhor smartphone do ano. Tal como no ano passado com o P20 Pro, o P30 Pro vem equipado com todos melhores componentes e claro os melhores sensores fotográficos do momento.

O P30 lite é acessível e bem equipado

A gama de entrada na serie P30 é trazida pelo P30 lite. Esta é a versão mais simples e mais económica desta serie e para manter o seu preço abaixo dos 400€ tem de cortar em algumas das características como na qualidade do ecrã, no sensor de impressões digitais que passou para a traseira, na qualidade e versatilidade dos sensores fotográficos e também no processador.

P30 lite

Apesar de uma versão simplificada dos seus irmãos mais velhos, a maior parte dos princípios fundamentais da Huawei e da série P continuam presentes neste smartphone. O software EMUI 9.0 e o software de processamento fotográfico continuam presentes e qualidade geral de construção no patamar elevado a que a Huawei já nos habituou. As características principais:

  • Ecrã IPS LCD, Full HD;
  • Processador Kirin 970 de 12nm fabricado pela própria Huawei;
  • 128GB de armazenamento interno;
  • 4GB de memória RAM;
  • Tripla Camera da Leica: 48MP (f/1.8 abertura)+ 8MP (f/2.4 abertura)+ 2MP (f/2.4 abertura)
  • Bluetooth 4.2
  • Bateria de 3400mAh com carregamento rápido de 18w.
  • Sabe mais sobre o P30 lite aqui.

Em suma, este P30 lite mantém o ADN e parte dos princípios que definem a linha P30 apesar de poupar em quase todos sentidos. É um smartphone interessante para quem procura um smartphone capaz de tudo, sem procurar uma característica que se destaque, como por exemplo fotografia ou qualidade do ecrã. Por outro lado, como já tem sido habito dos smartphones da Huawei, excelente autonomia deve ser esperada deste P30 lite.

O P30 tem mais de Pro do que de lite

P30

Deixando para trás o seu irmão mais novo o P30 lite, poderíamos entender que o P30 seria um ponto intermédio entre o lite e o Pro. Contudo esse pensamento está longe de ser verdade.

No caso dos irmãos mais velhos, devemos olhar para eles como dois topos de gama. Um deles sim é melhor do que o outro em alguns aspectos, mas esses podem não ser interessantes para toda a gente o que faz do preço mais acessível do P30 a melhor escolha face ao irmão mais velho topo de gama: P30 Pro.

Neste sentido torna-se até mais fácil e produtivo ilustrar as diferenças para se torne mais evidente para onde vai o investimento da diferença e se isso é de todo relevante para a escolha entre os dois smartphones.

  • A nível de construção e proporção, o P30 é mais pequeno do que o Pro e o seu ecrã é plano em vez de curvo nas laterais;
  • Resistência à água de IP53 em vez de IP68;
  • 6GB de RAM em vez de 8GB;
  • Câmaras Traseiras: 3 Câmaras Leica de 40MP + 16MP + 8MP com Ultra wide angle e 5x zoom híbrido. No caso do Pro: 4 Câmaras Leica: 40MP + 20MP + 8MP + TOF com Ultra wide angle e 10x zoom híbrido
  • Bateria de 3650mAh com carregamento rápido de 22.5W e 4200mAh no caso do Pro com um carregamento ultra rápido de uns incríveis 40W.

Em suma, podemos dizer que o P30 Pro fica bastante direcionado para os maiores fãs da fotografia e para aqueles que gostam do design curvo das laterais dos ecrãs. Um outro factor diferenciador é a autonomia da bateria do Pro. Tratam-se de dois smartphones bastante capazes e uma vez que os componentes internos são semelhantes e os ecrãs têm a mesma resolução, a maior capacidade da bateria do P30 Pro irá elevar este smartphone para o lugar cimeiro do mercado no que toca à duração de uma carga completa, especialmente quando aliado a um carregador ultra-rápido de 40W capaz de carregar 70% em cerca de 30 minutos.

O design subtil e a excelência da fotografia do P30 Pro

Já falamos das diferenças entre o P30 e o P30 Pro anteriormente e sem dúvida que são subtis, à base de detalhes. Contudo, são estes que fazem a diferença e justificam a diferença de preço entre as duas variantes.

P30 Pro

Sentindo a necessidade de ter o mais recente e o mais incrível que o mercado tem para oferecer, então não há muita mais escolha no mercado. O P30 Pro vem equipado com praticamente tudo que é possível ter num smartphone neste momento. Contudo, as alternativas a considerar neste momento são:

As características que melhor definem o P30 Pro são claramente a capacidade superior de fotografias especialmente no modo nocturno e a capacidade da bateria que é neste momento uma das melhores, se não a melhor do mercado neste momento. A lista de especificações completas do P30 Pro pode ser consultada aqui.

Close Menu